Como cultivar relacionamentos
- Nathalia Pelissaro
- 3 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2024
Relacionamentos fazem parte das nossas vidas, porém, nem sempre sabemos como fazer para que eles continuem saudáveis. Por isso, esse post é sobre como cultivar relacionamentos, mais especificamente, o que não fazer.
A bíblia está cheia de conselhos para serem colocados em prática e são estes conselhos que nos ensinam como cuidar dos relacionamentos. Enquanto fazia minha leitura bíblica, meditei em alguns e são eles que vou compartilhar com você neste post.

Não seja egoísta
Provavelmente você já conheceu pessoas que são egoístas, o tipo de gente que pensa em si próprio e busca os próprios interesses, então, não seja egoísta. Se você tem o hábito de pensar apenas no próprio benefício, você não conseguirá cultivar relacionamentos. Pessoas assim não conseguem manter um relacionamento agradável por muito tempo, pois elas se colocam em primeiro lugar e logo pessoas que estão ao seu redor vão perceber e, provavelmente, vão se afastar de você.
Filipenses 2:3-4, diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (NVI)
Não seja mau humorado, não se irrite facilmente
Não preciso adivinhar para saber que pessoas mau humoradas são desagradáveis, logo, elas são evitadas. Para cultivar relacionamentos é importante você controlar as suas emoções e não ser mau humorado. Pessoas que sabem ter autocontrole têm maior probabilidade de ter ótimos relacionamentos.
Ninguém é perfeito e todos em algum momento da vida já ficou irado (a), ou não acordou já tendo um bom dia, mas, uma vez que você consegue controlar as emoções, consegue ter comportamento agradável mesmo em dias ruins. Não é pecado irar-se ou ficar mau humorado, mas além de ser atitudes desagradáveis, quando lemos o que diz Provérbios 22:24-25, vemos nitidamente como atitudes assim são desfavoráveis e não recomendadas.
Olha o conselho que encontramos nessa passagem: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” Naturalmente, pessoas assim já são evitadas, mas a bíblia é bem clara ao incentivar o distanciamento de pessoas que costumam ter esses comportamentos.
Não fale demais
Falar demais pode ser ótimo se você usa isso por que sua profissão exige. Mas, pessoas que têm costume de falar demais no dia a dia, podem acabar falando o que não deveriam. Logo, falar muito não é um bom costume para quem deseja cultivar relacionamentos. Esse costume é tão sério que no livro de Tiago há um belo trecho condenando quem não sabe refrear a própria língua. Então, tome cuidado, pois, além de tudo, você pode acabar revelando segredos de pessoas que confiam em você.
Você pode pensar que estou exagerando, mas Provérbios 11:13, diz: “Quem muito fala trai a confidência…” Então, se você é uma pessoa com esse costume, tente se policiar ao máximo para não ser prejudicado e não estragar algum relacionamento que é importante para você.
Espero de coração que este post tenha edificado a sua vida. Não esqueça de comentar e compartilhar para que outras pessoas também sejam edificadas.
Que Deus te abençoe!
Comments